Liturgia Diária
14.Fev - 6º Domingo do Tempo Comum
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • 2ª Leitura
  • Evangelho
  • Primeira Leitura (Lv 13,1-2.44-46)


    Leitura do Livro do Levítico:


    1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar.


    45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’ 46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Segunda Leitura (1Cor 10,31–11,1)


    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:


    Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. 


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Salmo Responsorial (Sl 31)


    — Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.


    — Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.


    — Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!


    — Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.


    — Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!


     

    Anúncio do Evangelho (Mc 1,40-45)


    — O Senhor esteja convosco.


    — Ele está no meio de nós.


    — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.


    — Glória a vós, Senhor!


    Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”


    45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


    — Palavra da Salvação.


    — Glória a vós, Senhor.

    Indique a um amigo