Advento: retorno dos peregrinos a Belém, cidade do primeiro Natal

Lurdinha Nunes - Belém

A cidade de Belém se prepara para o retorno dos peregrinos no início do Advento. Nos últimos meses, milhares de peregrinos de todo o mundo visitaram a Basílica da Natividade.

FREI RAMI ASAKRIEH, OFM - Pároco da Igreja Latina de Santa Catarina

Depois de passar por um período muito difícil durante o Covid com tantas  restrições que  prejudicaram a todos, eis que chega o Natal, assim como ele é, um anúncio de paz, um anúncio de felicidade para todos. Iniciamos agora o tempo do Advento, tempo de oração, de preparação espiritual, mas também de espera, de alegria, onde já se vê o fruto da sua presença entre nós: Ele é mais forte que a doença, que a morte. Os peregrinos voltaram, vamos celebrar como todos os anos no passado.

No sábado, 26 de novembro, uma grande festa foi organizada na cidade para a solene entrada de Fr. Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, para a abertura do Advento. O Custódio foi recebido pelas autoridades e paróquias no Mosteiro de São Elias e depois passou pela "Estrada dos Patriarcas", até a cidade de  Belém.

Após a construção do Muro, a abertura do Portão que separa Israel do Território Palestino é um momento muito significativo. A comitiva não passa pelo atual posto de controle, mas por aquele que era originalmente o portão de acesso à cidade.

Depois de atravessar as ruas de Belém, acompanhado pelos escoteiros, Fr. Francesco Patton foi recebido na Praça da Manjedoura por autoridades civis e religiosas e pelos alunos das Escolas da Terra Santa. Na entrada da Basílica da Natividade foi recebido pelos três representantes das igrejas cristãs que administram o santuário: latina, grega ortodoxa e armênia.

No domingo, 27 de novembro, Fr. Patton presidiu a primeira Missa do Advento. Em sua saudação de abertura, depois de falar da graça deste tempo, saudou a comunidade local e também um grupo de italianos, presentes na celebração, que simbolizam o retorno dos peregrinos. A homilia foi proferida pelo vice-pároco da igreja de Santa Catarina, Fr. Antonio Habib, que lembrou que: 3 são as coisas essenciais neste tempo, a espera e o silêncio, a oração e a ajuda aos mais necessitados.

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

Estou feliz por eles, porque podem voltar a reviver sua fé aqui na Terra Santa. Estou feliz pelos cristãos de Belém, porque podem acolhê-los e viver com dignidade do seu trabalho, e também estou feliz como Custódio, porque para mim, é sempre bom ver que os santuários, os lugares da Encarnação e da Redenção voltaram a ser freqüentados por peregrinos e é particularmente mais belo agora, no início do advento, ver os peregrinos aqui em Belém, porque este é o lugar onde Jesus nasceu.

Um dos momentos mais brilhantes na Praça da Manjedoura foi a presença dos alunos das escolas da Terra Santa. Em um mundo marcado pela violência, guerras e conflitos, as crianças certamente refletem a doçura e o amor do Menino Jesus.

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

Devemos lembrar que o Menino Jesus se faz presente em cada criança, por isso devemos lembrar que Ele deve ser acolhido nas crianças concretas de hoje. Penso  por exemplo, nas muitas crianças que, mesmo aqui, sofrem atos de violência por tensões devido a dificuldades econômicas, por muitas razões. Acolher o Menino Jesus significa acolhê-los também. Lembro também as crianças da Ucrânia, também nas crianças de países africanos que sofrem violência como no Congo, Moçambique. Penso nas crianças que sofrem nas favelas da América Latina, e em muitos outros países do mundo. O Natal deve ser uma oportunidade para refletirmos sobre o valor que as crianças têm, sobre a necessidade de protegê-las. Elas são filhos de Deus e sua dignidade é revelada pelo fato de que o próprio Filho de Deus escolheu se tornar uma criança, como todas as crianças.

Feliz caminho do advento a todos. Ainda há tempo, antes do Natal, para reservar a sua peregrinação à Terra Santa.

 
Indique a um amigo