Celebrações em Lourdes recordam aparições de Nossa Senhora a Bernadete

Tudo pronto em Lourdes, na França, para celebrar o aniversário da primeira aparição da Virgem Maria a Bernadete Soubirous em Massabielle, ao longo do rio Gave, em 11 de fevereiro de 1858, e o Dia Mundial do Enfermo.

Programação do dia

De acordo com a programação, esta quinta-feira, às 10 horas locais, na Basílica de São Pio X, Missa presidida pelo delegado apostólico para o Santuário de Lourdes, dom Antoine Hérouard, transmitida ao vivo pelas televisões católicas.

Das 14h30 às 17h, a adoração do Santíssimo Sacramento na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Às 15h30 o Terço na Gruta, com nova recitação às 18h, desta vez em italiano, e às 20h30, "aux flambeau". O dia será encerrado com a bênção do reitor do Santuário de Lourdes, mons. Olivier Ribadeau Dumas.

Esta quinta-feira encerra-se também a novena que começou em 3 de fevereiro e para a qual os fiéis de todo o mundo foram convidados a participar unindo-se à oração proposta pelos capelães de Lourdes, com a possibilidade de acompanhar a Missa e o Terço na TV Lourdes.

Aparição de Nossa Senhora de Lourdes

Exatamente 162 anos atrás, a jovem Bernadete, acompanhada por sua irmã e uma amiga, estava em Massabielle para recolher lenha, quando, tirando suas meias para atravessar o riacho e entrar na gruta, ouviu um barulho como uma rajada de vento, levantou a cabeça em direção à gruta e viu "uma senhora vestida de branco" que "usava um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé".

A pequena camponesa fez o sinal da cruz e recitou o Terço com a Senhora. Depois, uma vez terminada a oração, a Senhora desapareceu de repente. Seguiram-se mais 17 aparições, até o dia 16 de julho de 1858.

“Eu sou a Imaculada Conceição”

Revelando-se como a Imaculada Conceição, Maria, Mãe de Jesus, quis explicar que todo seu ser consiste em conceber o Filho de Deus, em ser toda para Ele. "Por isso ela é Imaculada, habitada por Deus", explica o site do Santuário de Lourdes.

"Assim, a Igreja e todo cristão devem deixar-se habitar por Deus para se tornar, por sua vez, imaculados, radicalmente perdoados e agraciados para que também possam ser testemunhas de Deus."

Vatican News – TC/RL

 
Indique a um amigo