Dom Arthur Roche novo prefeito do Culto Divino

Vatican News

O Papa Francisco formou uma nova liderança na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, nomeando seu prefeito, secretário e subsecretário. O sucessor do Cardeal Robert Sarah, que renunciou em fevereiro passado, é o arcebispo emérito de Leeds, Dom Arthur Roche, secretário da Congregação desde 2012, com 72 anos.

Nascido em Batley Carr, na Inglaterra, o novo prefeito frequentou a Pontifícia Universidade de Comillas no St. Alban's College em Valladolid, Espanha, onde se formou em Teologia Sagrada. Ordenado sacerdote em 1975, entre suas várias atribuições em 1996, tornou-se Secretário Geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales. Em 2001 o Papa João Paulo II o nomeou auxiliar da Arquidiocese de Westminster. Em 16 de julho de 2002, tornou-se coadjutor da Diocese de Leeds e presidente da Comissão Internacional de Liturgia em língua inglesa (ICEL). Em 7 de abril de 2004 foi nomeado Bispo da Diocese de Leeds e Presidente do Departamento de Vida Cristã e Culto da Conferência dos Bispos da Inglaterra e País de Gales. É um dos três bispos responsáveis pelo Venerável Colégio Inglês de Roma e Valladolid (Espanha), e pelo Colégio Beda de Roma.

Além da nomeação de Dom Roche, Francisco conferiu o cargo de Secretário da Congregação para o Culto Divino ao Bispo de Tortona, o franciscano Dom Vittorio Francesco Viola, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, o título de Arcebispo-Bispo Emérito da mesma cidade piemontesa. Como subsecretário do mesmo dicastério, o Papa nomeou, com status episcopal e atribuindo-lhe a Sé titular de Rotdon, Dom Aurélio García Marcías, até agora chefe de gabinete da Congregação

 
Indique a um amigo