JMJ 2023: mais de 200 mil jovens iniciaram processo de inscrição

Foi no dia 23 de novembro, data na qual se assinalava um mês da inscrição do Papa Francisco, que a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 revelou que “mais de 200 mil jovens de todo o mundo já iniciaram a inscrição no maior encontro com o Papa”.

Mais de 120 países inscritos

 

A Jornada que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 tem, assim, um prometedor arranque das inscrições neste primeiro mês. “Com representantes de mais de 120 países inscritos, provenientes não só da Europa, mas também de África e da América do Norte, Central e do Sul, a mobilização destes jovens para a inscrição reflete a diversidade de ter peregrinos de todo o mundo a participar na JMJ Lisboa 2023”, pode-se ler em nota publicada no site do evento.

O Comité Organizador Local (COL) revela que é da Europa o maior número de inscrições provenientes de Portugal e Espanha, mas também da Polónia e Itália. “No continente americano, os países com maior representatividade são os Estados Unidos da América, o Brasil, o México e o Equador. No continente africano, realça-se a inscrição de jovens provenientes de países como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que historicamente têm uma maior ligação a Portugal”, refere a nota.

A JMJ Lisboa 2023 informa que os peregrinos que queiram “aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e kit do peregrino” deverão inscrever-se nas várias “opções de pacotes” disponíveis no site do evento.

A organização sublinha que é gratuito o acesso a todas as iniciativas da Jornada de Lisboa, nomeadamente a Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via-Sacra, Vigília com o Santo Padre e a Missa do Envio.

Segundo informa a Agência Ecclesia, “a JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal”.

A agência católica de notícias salienta que os valores das inscrições variam entre os 50 e os 235 euros, dependendo da opção escolhida. “A todos os pagamentos efetuados até dia 31 de dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efetuados até dia 15 de março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%. Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos”, informa a Agência Ecclesia.

De referir e fixar que no dia 5 de agosto depois da Vigília que será presidida pelo Papa, os peregrinos vão pernoitar no local da celebração, como nas outras edições. O Parque Tejo será o local e para tal será necessário que cada participante traga consigo um saco-cama.

Papa partilha alegria pela JMJ 2023

 

O Papa Francisco na audiência geral de quarta-feira 23 de novembro assinalou o Dia Mundial da Juventude celebrado na Solenidade de Cristo Rei.

O Santo Padre voltou a dirigir as suas preces e pensamento para o grande encontro de Lisboa de agosto 2023, no momento em que se dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa:

“No domingo passado foi celebrado nas dioceses o Dia Mundial da Juventude, com o pensamento dirigido para o encontro de jovens que se realizará em Lisboa no próximo ano. A alegria de nos encontrarmos e a vontade de estar juntos são sinais fundamentais para o mundo de hoje, dilacerado por confrontos e guerras. Que Nossa Senhora guarde o nosso desejo de comunhão e de paz. Deus vos abençoe”, disse o Papa.

Recordemos que no Dia Mundial da Juventude os símbolos da JMJ estiveram no Santuário de Cristo Rei, na vigararia de Almada, num encontro festivo que juntou centenas de jovens da diocese de Setúbal.

Nessa tarde, D. Américo Aguiar presidiu à Missa após os jovens terem peregrinado com a cruz e o ícone mariano até ao Santuário de Cristo Rei. Na sua homilia, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 lembrou aos jovens as qualidades que o Santo Padre quer para eles. Serem “sonhadores, lutadores e poetas”.

O bispo auxiliar de Lisboa assinalou com especial carinho o abraço da imagem de Cristo Rei erigida naquele Santuário. D. Américo Aguiar disse aos jovens que a JMJ de Lisboa deverá ser “um encontro com Cristo Vivo”. Para que isso seja possível pediu-lhes para acolherem todos como “um povo de braços abertos”.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em agosto de 2023.

Laudetur Iesus Christus

 
Indique a um amigo