Rumo a uma Igreja Sinodal em saída para as periferias

Padre Modino - CELAM

O primeiro aniversário da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe levou a seis reuniões nas quais os participantes, partindo do que foi vivido no México em novembro de 2021, estão assumindo as diferentes dimensões presentes. Esta quarta-feira, 23 de novembro, foi o momento da Dimensão Profética e Formativa, buscando apropriar-se do texto que reúne as reflexões e propostas pastorais da Assembleia Eclesial: "Rumo a uma Igreja Sinodal em saída para as periferias", apresentado ao Papa Francisco em 31 de outubro.

Uma dimensão profética e formativa que pode ser considerada uma das bases para a transmissão da fé, seguindo a Tradição eclesial e as orientações do Magistério. A formação foi uma insistência do Concílio Vaticano II, que exige a formação de jovens e adultos, algo que é retomado pelas Conferências Gerais dos Bispos da América Latina e do Caribe. Assim, Medellín pede uma formação integral e libertadora, Puebla uma formação para dar instrumentos a um laicato maduro, Santo Domingo uma formação integral para todos os agentes pastorais e Aparecida para a formação de discípulos missionários.

Padre Boris Agustín Nef Ulloa, PhD em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma, e diretor da Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e irmã Ruperta Palacios, da congregação de Missionárias Carmelitas de Santa Teresa, que pertence à equipe latino-americana de Pastoral Afro, e que organizou e participou dos cinco Encontros Continentais de Pastoral Afro-Americana (EPA), refletiram juntos sobre estes elementos.

Em suas reflexões, eles destacaram que as contribuições da Assembleia Eclesial a respeito da dimensão profética e formativa podem ser agrupadas em quatro propostas pastorais básicas: um programa de formação integral para todo o Povo de Deus; formação em sinodalidade para superar o clericalismo; formação para o compromisso social à luz da opção pelos pobres; promover a renovação da formação em seminários e casas religiosas.

Ela se baseia na premissa de que a formação cristã deve ser integral, procurando contribuir para o desenvolvimento humano pessoal e comunitário. Para este fim, foi enfatizada a necessidade de acompanhar processos permanentes na caminhada da fé que começam na iniciação cristã e exigem constante atualização. Formação a partir da base e alcançando todos os espaços eclesiais, procurando fornecer os meios para alcançar uma comunicação eficaz, enfatizando a capacidade de escutar, relações fraternas e inclusivas, e trabalho em equipe.

Do multiculturalismo, eles procuram aprofundar a formação espiritual encarnada, na cultura do cuidado, a partir do Batismo e centrada na opção pelos pobres. Para este fim, defendem um itinerário formativo progressivo, dinâmico e integral, novos temas em formação nos seminários, um compromisso com a educação popular e dar maior importância à educação no uso apropriado da tecnologia.

Não podemos esquecer que a Assembleia Eclesial nos convida a promover e fortalecer a formação baseada em um modelo sinodal, no qual todo o Povo de Deus participa, superando o clericalismo, a dicotomia entre diferentes expressões culturais e geracionais, e todo tipo de abusos e maus-tratos, onde todos nos sentimos seguros e bem-vindos. Para isso, buscar a participação corresponsável e a valorização dos carismas, dons, serviços e ministérios na tomada de decisões em espaços eclesiais. Também um cuidado pastoral de encontro centrado na espiritualidade da encarnação e da comunhão.

A partir das propostas de Medellín, a Assembleia propõe uma formação para o compromisso social à luz da opção pelos pobres, de ser uma Igreja samaritana e profética, que promove a formação na Doutrina Social da Igreja. Para isso, é gerar grupos de estudo, interação e diálogo entre todos os membros do Povo de Deus, articulação de redes para a defesa da vida, trabalho em rede e coordenação com diferentes atores da sociedade civil.

Em vista da renovação da formação em seminários e casas religiosas, o objetivo é ajudar a responder ao desafio de uma Igreja em saída para as periferias, com candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada fiéis a Cristo, próximos ao povo, humildes servos, profetas que proclamam o bem e denunciam o mal. O objetivo é erradicar o clericalismo e o autoritarismo na Igreja, com base em novos modelos institucionais, sinodais e inculturados.

María José Bolaños, da Pastoral Juvenil do México, também lançou luz sobre este tema a partir de uma perspectiva juvenil, insistindo que a formação é para eles uma opção pedagógica, procurando dar testemunho e levá-lo às periferias, a partir de uma formação integral em seus grupos de jovens. A partir do Evangelho e do Magistério, o objetivo é que os jovens possam ter um relacionamento consigo mesmos para ter um relacionamento com a família, com a sociedade, com Deus e com a Criação.

A partir daí, os participantes da reunião dialogaram em grupos, procurando escutar uns aos outros, caminhar juntos, compartilhar suas experiências e se enriquecer mutuamente a partir das experiências de suas comunidades, a busca de processos para assumir as linhas de ação em torno desta dimensão pastoral. Dom Jorge Lozano os encorajou a continuar a crescer juntos no discipulado missionário do continente.

 
Indique a um amigo